Cirurgias

Tratamentos e métodos

Primeiramente, devemos ter em mente que o objetivo de todo médico/ cirurgião é resolver o problema de seu paciente da maneira menos invasiva possível , por isso as opções  de cirurgia devem ser criteriosas e somente indicadas quando não há outra alternativa de tratamento.

Para alcançar o objetivo que é o alívio de dores e a plena recuperação dos movimentos os 3 pilares que devem ser seguidos são:

1.Correta indicação de cirurgia e técnica apropriada por parte do cirurgião ortopedista.

2.Cuidado do paciente e cumprimento de todas orientações médicas.

3.Reabilitação pós operatória adequada.

O paciente deve realizar uma avaliação pré operatória criteriosa para realizar o procedimento com segurança. A consulta com anestesista ocorre nos dias que precedem a cirurgia.

No dia da cirurgia o paciente realizará a internação em jejum previamente orientado pelo anestesista, e a alta prevista ocorre no outro dia, com excessão de cirurgias de prótese em que o paciente deverá ficar internado no mínimo 2 dias.

A cirurgia é realizada com anestesia local para evitar dor pós operatória ( bloqueio anestésico regional) e associada a anestesia geral.

O resultado final de uma cirurgia  do ombro deve ser esperado entre 6 a 12 meses após a cirurgia.

É sempre importante ressaltar que todo procedimento cirúrgico envolve riscos que devem ser esclarecidos com seu médico. Todas as dúvidas devem ser retiradas antes da cirurgia.

Videoartroscopia

Atualmente é o método mais moderno de cirurgia, muito pouco invasivo e agressivo,  e indicado na maioria das doenças que acometem o ombro.

Consiste no tratamento das lesões visualizadas através de uma microcâmera de video e para acesso a esta lesões são realizados pequenos cortes na pele.

As seguintes doenças podem ser abordadas por videoartroscopia:

  • Lesão do manguito rotador
  • Instabilidade do ombro
  • Lesão SLAP
  • Sindrome de impacto

 

videoartroscopia (1)

Cirurgias Abertas

A cirurgia de forma aberta pode ser realizada quando não é possível o tratamento e a instrumentação por videoartroscopia.

As cirurgias abertas mais comumente realizadas são:

  • Procedimento de Latarjet
  • Artroplastia de ombro
  • Osteossíntese Fraturas
  • Cirurgia de Weaver-Dunn modificada

Cirurgia de Latarjet

É realizada para os casos de luxação recidivante de ombro. Na maioria das vezes é reservada para casos mais graves, como pessoas que já deslocaram várias vezes o ombro, ou atletas de esportes de contato, como lutadores de jiu-jitsu. Consiste na transferência do processo coracóide e do tendão conjunto do ombro para o defeito osseo da glenóide.

Artroplastia do ombro

Realizada em casos de artrose avançada, ou seja, cirurgia para casos em que o desgaste da cartilagem é muito grande e consiste na substituição ( completa ou parcial ) das estruturas osseas que compõe a articulação. Pode ser realizada também, em casos de fraturas graves quando a reconstituição dos fragmentos osseos não pode ser realizada.
A artroplastia pode ser parcial, total ou reversa. Cabe ao cirurgião do ombro identificar a mais adequada para cada paciente.

Prótese de ombro

Osteossíntese de Fraturas

O tratamento das fraturas em sua grande maioria é realizado através de procedimentos com cortes maiores para que placas e parafusos possam ser posicionados,e assim promover a adequada fixação dos fragmentos ósseos.

Cirurgia de Weaver-Dunn modificada

A luxação Acrômio-clavicular pode ser realizada através de várias técnicas. Um dos métodos preferidos pelo cirurgiões de ombro denomina-se cirurgia de Weaver – Dunn modificada e consiste basicamente na transferência do ligamento coracoacromial para a clavicula , ou seja , um ligamento integro passa a fazer o papel do ligamento lesionado no trauma. Fios e ancoras podem ser associados para promover estabilização enquanto a cicatrização ocorre.

As cirurgias são realizadas pelo Dr Freddy Segatto na Casa de Saúde São Sebastião e no Hospital Baía Sul/Hospital Baia Sul Dia.

Casa de Saúde São Sebastião

Rua Bocaiúva, 72 – Largo São Sebastião
Centro – Florianópolis/SC – Brasil
CEP 88015-250
Fone: (48) 3221-1000

Hospital Baía Sul

Rua Menino Deus, 63
Centro – Florianópolis/SC – Brasil
CEP 88015-203
Fone: (48) 3028.7700